O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações entregou medalhas e certificados aos alunos do Colégio Shunji Nishimura destaques em eventos científicos nacionais. Os alunos também poderão participar do programa de iniciação científica júnior do CNPQ.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, esteve em Pompeia, no último dia 11 de janeiro. Marcos Pontes visitou todo o conglomerado do grupo Jacto e participou de um evento com a presença de líderes da cidade e região.

Na ocasião, o astronauta premiou aos alunos do Colégio Shunji Nishimura que foram medalhistas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e que participaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior

Os alunos: Arthur Mohamad Taha, Iago Amorim Lebron de Lima, Isabela Sallas de Souza, José Eduardo Shigueru Edamitsu, Maria Julia de Oliveira e Sthefany Siqueira da Silva de Freitas Caires (estava ausente por motivos de viagem) também foram aceitos como bolsistas de iniciação científica júnior – ICJR / CNPQ.

Em todo o território nacional, foram ofertadas 99 bolsas de iniciação científica júnior. Dessas, 06 foram conquistadas pelos nossos alunos. Que orgulho!

Palavras de incentivo e reconhecimento

Os alunos tiveram a oportunidade e o privilégio de receber uma palavra dirigida especialmente a eles. Primeiramente, pelo Coordenador Geral de Promoção do Ensino de Ciências do Ministério, Roberto Machado Freitas, que enfatizou a meritocracia do programa e o incentivo para os alunos que apresentam potencial e força de vontade para buscarem resultados.

Em seguida, os alunos receberam a palavra da Diretora de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia, Silvana Copceski, que ressaltou a importância e responsabilidade em receber a bolsa, lembrando que os alunos deverão participar de reuniões e também realizar diversas pesquisas e tarefas mensais, aprendendo mais sobre como elaborar projetos utilizando os métodos científicos de pesquisa. Em conclusão, a Diretora também reconheceu o grande trabalho dos professores e colaboradores da Educação e suas participações nas conquistas dos alunos.

Concluindo a cerimônia, nossos alunos alegremente receberam a palavra do Ministro Marcos Pontes, que destacou a importância do recebimento da bolsa, considerando primordial a mentoria que os alunos receberão dos pesquisadores do CNPQ em metodologias científicas, que podem ser utilizadas em diversas áreas de estudo.

O Ministro-Astronauta também parabenizou os nossos alunos pela performance e desempenho em seus estudos, ressaltando que a Bolsa de Iniciação Científica Junior será apenas o início de suas carreiras científicas. Finalizando com um relato pessoal, o Ministro relembrou palavras de sua mãe para alcançar seus sonhos e propósito de vida:

“Você pode ser tudo o que você quiser na vida, desde que : 1. Estude, 2. Trabalhe, 3. Persista, e 4. Sempre faça mais do que esperam de você.” (Marcos Pontes • Ministro de Estado)

A diretora do CSN, Profª Iolene Lima, relatou que uma das metas do colégio é a excelência acadêmica, ou seja, habilidade esta conquistada por meio de treinamento, muita prática e persistência. “Nós somos aquilo que fazemos com frequência; portanto, a excelência não é um ato e sim um hábito.” Parabenizou ainda todos os alunos e professores envolvidos nos projetos e acrescentou:

“Não perseguimos resultados, perseguimos excelência. Os resultados são consequência!”

(Iolene Lima • Diretora)

Outros alunos condecorados

Continuando a sua agenda na região, o Ministro Marcos Pontes esteve presente também, no dia 12 de janeiro, na cidade de Assis. No evento, foram homenageados alunos da região que receberam medalha e certificado de honra ao mérito por terem sido medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020 e também Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2021.

Os alunos do Colégio Shunji Nishimura alcançaram 52 medalhas na OBA 2020 e 4 medalhas na ONC 2021. Todos nossos alunos presentes receberam das mãos do Ministro Marcos Pontes a medalha e certificado de honra ao mérito.

Marcos Pontes reiterou que tem grande alegria em participar de eventos de premiações de alunos, pois sabe que esse tipo de evento sempre trará resultados a longo prazo, para os alunos, para a região, para o país e para toda a humanidade.

A importância da família e dos professores

O Ministro também enfatizou o importante papel do professor e da família na formação do aluno, lembrando a todos presentes que os professores possuem a mais importante profissão, pois formam todos os outros profissionais. Em suas palavras: “Eu não estaria aqui se não fossem os meus professores”.